Instituto Milton H. Erickson de Campinas - Hipnose Clínica

O que é Hipnose?

A Hipnose é um procedimento utilizado desde a antiguidade, mas que teve seu nome criado apenas em meados do século XIX pelo médico inglês James Braid, que a definiu como um estado particular de “sono do sistema nervoso” (do grego Hypnos que simbolizava o Deus do sono na Mitologia Grega). Dessa forma, o termo hipnose ficou erroneamente associado à idéia de sono. Logo depois de haver cunhado este termo, James Braid se arrependeu pois percebeu que cientificamente a hipnose não poderia ser comparada ao sono, sendo um estado justamente oposto ao sono, de intensa atividade mental.

Ela pode ser entendida como um estado de atenção concentrada (transe) que possibilita a ocorrência de diversos fenômenos da mente, como regressão de idade (reviver pensamentos de um tempo anterior), hipermnésia (rever pensamentos passados de forma nítida), amnésia (esquecer pensamentos anteriores de forma parcial ou total), hiperestesia (aumento da sensibilidade tátil), anestesia, analgesia, pseudo-orientação no futuro (se imaginar realizando algo no futuro), entre outros, que o paciente irá vivenciar seguindo orientações do hipnoterapeuta.

É reconhecida legalmente no Brasil pelos Conselhos Federais de Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e utilizada internacionalmente em mais de 80 paises como tratamento para uma infinidade de distúrbios físicos e emocionais, obtendo resultados rápidos e duradouros.

Dentre os usos mais comuns da hipnose, destacam-se tratamento para depressão, ansiedade, fobias, distúrbios sexuais, enurese noturna, asmas, pânico, gagueiras, insônia, vícios, doenças psicossomáticas e até mesmo no tratamento de verrugas. Sua lista de atuação inclui ainda tratamento para dor crônica de pacientes terminais, distúrbios alimentares, e muitos outros problemas físicos e mentais. Nos esportes tem ajudado os atletas a melhoraram seus redimentos e explorarem todo seu potencial.